Guia da Plastica Capilar: entenda o que e e para que serve

mulher deitada na cama com os cabelos soltos sorrindo


A maioria das mulheres sonha em ter cabelos maravilhosos iguais aos de uma diva de Hollywood. Mas a vida corrida e agentes externos, como o sol e o vento, so atrapalham a realizacao desse sonho. Ter cabelos lindos e saudaveis exige muita disciplina, mas tambem nao e algo impossivel. Alguns cuidados podem ser feitos em casa, como evitar lavar os cabelos com agua muito quente e dormir com os fios umidos. Mas nem sempre essas atitudes sao suficientes para manter a saude das madeixas.

A grande variedade de produtos disponiveis no mercado para descolorir, alisar e texturizar os cabelos e bastante tentadora, mas uma escolha errada pode ser responsavel por causar efeitos catastroficos nos fios. Por isso, e muito importante consultar um profissional de confianca para que ele possa analisar a situacao e sugerir os produtos ideais para tratar seus fios. Uma das opcoes de tratamento que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo inteiro e a Plastica Capilar. A tecnica consegue repor minerais e nutrientes, atraves do uso da queratina e da argila branca, por exemplo, esse processo de remineralizacao deixara os cabelos macios e brilhantes, dignos de um purple carpet.

Se voce sente que seus fios estao implorando por cuidados e tem duvidas sobre o que fazer para recupera-los, carry on lendo este guia porque ele foi feito especialmente para voce!

Ouco falar com frequencia sobre cabelo danificado ou envelhecido. O que isso quer dizer?
cabelo danificado ou envelhecido

Muitas pessoas ainda tem dificuldade para perceber as reais necessidades de seus cabelos. Entender exatamente o que os fios precisam naquele momento e tarefa para um cabeleireiro experiente. Mas, mesmo quem nao entende nada do assunto, consegue ver alguns sinais basicos de que as madeixas nao estao one hundred%.

Se elas estao danificadas, provavelmente apresentarao muitas pontas duplas e estarao bastante opacas e quebradicas. Voce pode fazer o teste esticando um fio com as maos. Se ele demonstrar baixa elasticidade e se partir com facilidade e porque precisa de cuidados urgentemente. Isso acontece porque o fio sofreu alteracoes graves que podem ter sido causadas por tratamentos quimicos, como tinturas, descolorantes e alisamentos.

Normalmente, esses recursos nao causam danos severos. Mas, se feitos de forma errada ou com uma frequencia excessiva, podem prejudicar seriamente a saude dos fios. Entao, e preciso trata-los com produtos especificos que vao recuperar os danos mais profundos. O melhor a se fazer nesses casos e conversar com um profissional para descobrir como tratar cabelo danificado e quais os produtos certos para iniciar o tratamento.

O cabelo envelhecido tambem e motivo de preocupacao para muita gente. Nao necessariamente o fio envelhecido estara na cabeca de uma pessoa idosa. E claro que a acao do tempo incide diretamente sobre os cabelos, mas o passar dos anos nao e o unico fator que provoca o envelhecimento capilar. Os radicais livres sao os grandes viloes nessa situacao. Eles podem surgir nao so com a acao cronologica, mas tambem de acordo com fatores ambientais ou quimicos. O uso frequente de secadores e chapinhas, a poluicao das grandes cidades, a agua do mar, a ma alimentacao e o estresse com o trabalho podem ser alguns dos motivos que fazem seus cabelos envelhecerem mais rapido.

Por ser um processo gradual, o envelhecimento vai aos poucos alterando internamente a composicao dos fios. Ja parou para pensar que as vovos costumam ter cabelos mais finos e ralos? Isso e perceptivel porque ocorre uma diminuicao substancial do numero de fibras capilares no couro cabeludo, causando menor densidade do cabelo. E ai aquela vasta cabeleira da juventude, se nao for bem cuidada, podera se transformar em fios frageis e escassos na terceira idade.

Portanto, e necessario que haja um tratamento que va alem da hidratacao convencional. Ou seja, se a duvida e como tratar cabelo envelhecido, devemos repor nutrientes essenciais, como proteinas e minerais, para recuperar o vico capilar. Assim, investir em produtos ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce dos fios, e a opcao mais indicada por especialistas.

E importante destacar que a saude dos fios esta diretamente ligada ao nosso bem-estar. Se estivermos cansadas, deprimidas ou estressadas, o cabelo pode ficar mais rebelde, sem brilho ou com mais frizz. Por outro lado, se estamos felizes e animadas, o bom humor fica visivel nas madeixas, que ficam mais radiantes e mais sedosas. Preocupar-se com o proprio bem-estar significa cuidar de si mesmo. Um cinema com os amigos, um content hour depois de um dia atribulado no trabalho ou um passeio de bicicleta pelo parque podem contribuir para o equilibrio emocional e, consequentemente, para a saude dos fios.

Lembre-se que o corpo humano e um sistema onde tudo esta interligado. Caso algo nao va bem, as consequencias poderao ser percebidas em diferentes partes do corpo. E os cabelos, como elemento desse sistema, podem sofrer danos. Alteracoes biologicas e hormonais podem ser altamente prejudiciais, como tratamentos de quimioterapia e a menopausa. Mas, mesmo em pessoas jovens e saudaveis, e preciso estar atento aos habitos nocivos aos cabelos. Evitar o abuso de alcool, o tabagismo e comidas ricas em gorduras tambem pode ser de grande ajuda no processo de recuperacao dos fios. Invista numa rotina mais tranquila e numa alimentacao saudavel, rica em proteinas magras, frutas e legumes. Seus cabelos agradecem!

Preciso tratar meus cabelos e me indicaram a Plastica Capilar. Afinal, o que e e para que provide a Plastica Capilar?
para que serve a plastica capilar

A Plastica Capilar foi criada pela industria cosmetica japonesa como uma alternativa para tratar de forma profunda cabelos danificados ou envelhecidos. A fibra capilar e composta em 85% por uma proteina muito conhecida chamada queratina, e por causa das agressoes que sofre com o passar do tempo, os fios vao perdendo essa importante substancia. Quimicas, exposicao ao sol sem protecao, uso excessivo de infant liss, vento e poeira em demasia podem enfraquecer os fios e deixa-los sem vida. Se seu cabelo e naturalmente mais fino ou ressecado — como os fios com mechas loiras ou cabelos crespos — os agentes abrasivos conseguem agir com mais forca, prejudicando os fios. E e ai que a Plastica Capilar entra: ela propoe repor os nutrientes essenciais dos cabelos deixando-os novamente bonitos e sedosos da raiz as pontas.

E o que e Plastica Capilar? Tambem conhecida como requeratinizacao ou plastica de fios, a Plastica Capilar e um tratamento muito potente recomendado por profissionais quando claramente as madeixas precisam de cuidados extremos. Ao utilizar a queratina atrelada a substancias emolientes, como o oleo de girassol, a Plastica Capilar devolve a forca e o brilho aos cabelos. Com a ajuda do secador, a queratina e ativada e a cuticula capilar e selada, fazendo com que as propriedades nutrientes permanecam no interior dos fios. E e possivel perceber resultados incriveis ja na primeira aplicacao!

O tratamento tambem e indicado para quem quer mudar radicalmente os fios, mas gostaria de trata-los primeiro. Dessa forma, o cabelo estara com mais forca para ser colorido ou alisado, por exemplo. Isso cria uma seguranca maior para que o cabeleireiro possa transformar seus cabelos sem o receio de danifica-los, ja que a Plastica Capilar cria uma pelicula protetora ao redor das fibras capilares. Por isso mesmo a selagem das cuticulas e muito importante nesse processo.

A cuticula e a porcao externa do cabelo, formada por escamas que protegem o fio por completo. Manter a boa aparencia dos cabelos e justamente o trabalho da regiao cuticular. Isto e, quando as madeixas estao visivelmente bem tratadas, isso significa que as cuticulas da fibra capilar estao unidas. Quando as escamas da cuticula estao muito abertas e espacadas, o cabelo torna-se poroso e opaco. Como um escudo de protecao contra acoes externas, tanto fisicas quanto quimicas, a cuticula acaba perdendo sua forca quando em contato com agressoes extremas. Sem a protecao purely natural, o plastica capilar fio fica exposto. E, entao, qualquer intervencao, por menor que seja, pode prejudica-los gravemente.

A Plastica Capilar pode ser entendida como uma cauterizacao profunda ou, de forma mais simples, um banho de queratina. E um processo de revitalizacao capilar que age de dentro para fora recuperando ate os fios mais danificados. Se voce sente que seus cabelos estao fracos e sem vida, mas quer mudar a cor ou fazer uma escova progressiva, e melhor buscar ajuda profissional para trata-los antes. Se aplicar uma quimica forte em fios ja bastante fragilizados, corre o risco de seus cabelos quebrarem e voce ficar ainda mais insatisfeita com o aspecto deles. Por isso mesmo, a Plastica Capilar pode ser uma boa opcao. Ela tambem e indicada para tratar cabelos envelhecidos, pois consegue devolver forca e brilho de maneira eficaz.

Ao repor a perda de proteinas, a Plastica Capilar consegue nutrir internamente a estrutura dos cabelos. Antes do tratamento as fibras capilares estao extremamente danificadas, com escamas abertas favorecendo a perda de umidade e proteinas. Dessa forma, o fio fica menos flexivel e mais sujeito a rupturas. Depois da Plastica Capilar, a fibra estara recuperada. As escamas da cuticula voltarao ao padrao regular (bem juntinhas), e as moleculas de agua e as proteinas ficarao seladas dentro do cabelo, deixando-o mais maleavel, forte e macio. O resultado sera cabelos saudaveis e cheios de vida novamente!

Como a Plastica Capilar funciona?
como a plastica capilar funciona

Gostou de saber que existe um tratamento power para recuperar suas madeixas? Agora que entendeu por que a Plastica Capilar e benefica, voce se interessou pelo tratamento, mas ainda tem duvida sobre como ele funciona? Veja a seguir o passo a passo do que sera feito em seus cabelos durante a passagem pelo salao de beleza.

Como ja dissemos, a Plastica Capilar preenche o fio com queratina da raiz as pontas. Ela consegue repor as proteinas e demais nutrientes perdidos durante processos quimicos e por causa do envelhecimento capilar. Nutre e hidrata os fios, evitando os efeitos nocivos do tempo ao combater futuros processos oxidativos. O procedimento utiliza xampus, mascaras e demais produtos enriquecidos com queratina e outras substancias emolientes e leva cerca de duas horas para ser finalizado.

A primeira coisa a ser feita e lavar os cabelos com xampu de limpeza profunda para remover todas as impurezas e abrir as escamas dos fios. Isso prepara o cabelo para receber os nutrientes hidratantes que ja estao presentes no xampu e tambem serao fornecidos pela mascara revitalizante. Uma pequena quantidade de xampu e aplicada em todo cabelo e, com movimentos delicados, sera feita uma massagem no couro cabeludo. Essa etapa sera repetida mais uma vez.

Depois do xampu, aplica-se um produto remineralizante como condicionamento restaurador, que nutrira o bulbo capilar e recuperar a estrutura natural dos cabelos. Esse produto sera aplicado por toda a extensao do fio, e e preciso aguardar alguns minutinhos para deixa-lo agir em toda a fibra capilar. Apos o enxague, a terceira etapa e aplicar uma mascara regeneradora para promover hidratacao e devolver a elasticidade pure dos fios. Enquanto se espera cerca de dois minutos para que o produto aja profundamente, os fios devem ser massageados suavemente.

Em seguida, sera feito o enxague da mascara e um finalizador para proporcionar vitalidade e brilho sera agregado aos cabelos. Esse finalizador pode ser aplicado nos cabelos umidos ou secos e nao precisa de enxague. Depois de secar naturalmente, um fluido de silicones com protecao termica sera adicionado em toda a extensao do cabelo para defender os fios dos desgastes com secador plastica capilar profissional e prancha.

Como a queratina e uma substancia termoativa, isto e, reage ao calor, a modelagem com secador ou prancha pode ser feita pelo cabeleireiro para tornar o tratamento ainda mais potente. Se os cabelos estiverem muito danificados, provavelmente sera preciso mais algumas aplicacoes da Plastica Capilar. E o melhor e que voce pode manter em casa os resultados incriveis conseguidos no salao de beleza! Seja disciplinada para nao correr o risco de ter cabelos fragilizados de novo, e lembre-se de utilizar diariamente produtos antioxidantes e reconstrutores tanto na lavagem quanto na hidratacao. E se voce nao consegue abrir mao da chapinha, uma dica critical e nao se esquecer de passar um bom protetor termico antes de aplicar calor nos fios.

Quais sao as vantagens da Plastica Capilar? Quais sao os ativos mais utilizados nesse tipo de tratamento?
vantagens da plastica capilar

Antes de qualquer coisa, e preciso entender qual a diferenca entre a Plastica Capilar e uma hidratacao comum. A hidratacao convencional consegue revigorar somente a superficie exterior do fio, ou seja, ela nao consegue atuar no cortex capilar — a principal camada do cabelo, que concentra altos niveis de hidrogenio e oxigenio e e responsavel pela hidratacao interna da fibra. O cortex e uma estrutura muito importante quando falamos em recuperacao capilar, porque e nele que encontramos uma alta concentracao de queratina — o nutriente necessario para dar elasticidade e resistencia aos cabelos. Apos uma hidratacao comum, feita em casa, e claro que e possivel sentir os cabelos mais macios. Porem, essa sensacao sera passageira, ja que o produto possivelmente nao conseguira tratar os fios de forma profunda. Assim, depois de algumas poucas lavagens, as madeixas voltarao a ficar rebeldes, formar nos e apresentar um aspecto opaco.

A Plastica Capilar, por sua vez, preenche o fio com queratina e devolve a ele sua densidade all-natural, recuperando-o como um todo. Alem de repor a queratina, o tratamento restitui a umidade e as proteinas essenciais a saude capilar. Resultado: os cabelos ficam visivelmente mais bem tratados, sedosos e brilhosos ja na primeira aplicacao. O efeito e mais duradouro, e pode se manter por aproximadamente tres meses. A Plastica Capilar consegue proteger os fios por mais tempo, ja que cria uma pelicula em volta da fibra capilar preservando-a de acoes danosas. Outra vantagem e que esse tratamento pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo, dos mais finos aos mais espessos, dos mais lisos aos mais crespos.

Todos esses beneficios da Plastica Capilar sao possiveis por causa dos ativos presentes nos produtos usados durante o tratamento. Substancias hidratantes, emolientes e antioxidantes sao fundamentais para recuperar os fios. E, claro, nao podemos esquecer a estrela do exhibit: a queratina. Confira, entao, alguns desses principios ativos muito presentes na Plastica Capilar:

Aminoacidos
Sao estruturas presentes na queratina. Atuam no crescimento, na hidratacao, e na beleza dos cabelos. Recuperam o brilho dos fios, alem de diminuirem o frizz e as pontas duplas.

Professional-Vitamina B5
Fortalece a fibra capilar e deixa os fios mais resistentes. Tambem repoe proteinas e lipidios, e e recomendada para cabelos fracos e quebradicos.

Oleo de Girassol
Consegue ser absorvido mais rapido se comparado a outros oleos. Hidrata os fios, recuperando a vitalidade das madeixas. Funciona em todo tipo de cabelo, e combate o ressecamento e as pontas duplas.

Omega three
E um acido graxo essencial para a saude do corpo. Nos cabelos, age como um potente antioxidante, fortalecendo e selando as cuticulas. Isso faz que o fio se mantenha hidratado, forte e brilhante por mais tempo.

Omega six
Tambem e um acido graxo essencial. Possui acao antioxidante que previne o envelhecimento capilar. E responsavel por incentivar o crescimento celular, que deixa a pele mais bonita e fortalece a fibra capilar. Reestrutura o fio dos cabelos, ajudando a evitar que eles fiquem quebradicos.

Argila branca
Contem oligoelementos, como cobre, zinco, magnesio e potassio, que conferem forca e resistencia aos fios. Auxilia a reidratacao da fibra capilar e a oxigenacao do couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios. Tambem ajuda a daily a oleosidade e evita a perda de umidade natural. Pode ser usada em cabelos normais ou danificados, tornando-os menos porosos.

Queratina
E uma proteina constituida por cerca de fifteen aminoacidos, sendo a cisteina a mais importante deles. A queratina ajuda a formar as unhas e os cabelos, e consegue criar uma pelicula em volta da fibra capilar para torna-la mais resistente. E responsavel por reconstruir os fios, deixando-os mais fortes e hidratados. Em alguns produtos pode vir na forma de nanoqueratina — sua molecula em estado menor que consegue se alojar com facilidade entre as cuticulas do cabelo.

Quais os cuidados a serem tomados?
quais cuidados a serem tomados

A maioria das novidades capilares causa furor quando surge, mas nem todas sao realmente beneficas e algumas podem esconder substancias perigosas para a saude. Quantas vezes voce ja ouviu falar de quimicas agressivas que conseguiram enganar varias pessoas se passando por tratamentos? Por isso mesmo, qualquer intervencao capilar deve ser muito bem pesquisada antes que seja tomada uma decisao.

A melhor forma de descobrir o que seu cabelo realmente precisa e consultar um profissional capacitado. Procure saber quais os cabeleireiros mais renomados da sua regiao, mas lembre-se de que preco alto nao e sempre sinonimo de qualidade. Se suas madeixas estao extremamente fracas e nao ha hidratacao caseira que de jeito, de preferencia para cabeleireiros especializados em tricologia — um ramo da ciencia ligado a estetica que e responsavel pelo desenvolvimento de diagnosticos e indicacao de tratamentos de disfuncoes esteticas e metabolicas que prejudicam cabelos, couro cabeludo e pelos em geral.

Antes de comprar algum produto indicado, procure saber qual a composicao quimica — pode haver alguma substancia nociva tentando se esconder entre as letrinhas miudas. As vezes isso soa como coisa de gente chata, mas e importante sempre colocar sua saude e integridade fisica em primeiro lugar. Se voce nao sentir firmeza no primeiro salao que entrar, nao tem problema. Proceed procurando um profissional que atenda as suas expectativas, afinal, e a saude dos seus cabelos que esta em jogo!

Quando encontrar exatamente aquilo que seu cabelo precisa, pergunte tudo ao profissional que vai te atender. Ele esta ali para te ajudar a recuperar a vitalidade dos seus fios e deve estar sempre disposto a sanar todas as suas duvidas. Depois de fazer o tratamento, seja disciplinada e cuide dos seus cabelos com afinco para prolongar os efeitos da hidratacao. Nao adianta nada investir seu dinheiro em um tratamento maravilhoso, como a Plastica Capilar, se dali a tres semanas seu cabelo voltara a estaca zero porque voce nao seguiu as dicas de manutencao.

Alem dos produtos especificos, tente ao maximo deixar cabelos secarem naturalmente, desembarace os fios utilizando escovas e pentes de dentes mais largos, evite xampus com alto indice de detergencia e make use of mascaras de hidratacao regularmente. E para aquelas que nao conseguem viver longe da chapinha, o esforco deve ser redobrado!

Gostou do nosso guia? Se voce quer saber mais sobre a Plastica Capilar, pergunte para a gente aqui nos comentarios! E, se voce ja fez o tratamento e curtiu, compartilhe sua experiencia conosco!

Aneethun Recomenda
Linha Age System Plastica Capilar — Tratamento para cabelos danificados, envelhecidos e pos progressiva.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *